terça-feira, 28 de abril de 2009

Exercicios de citogenetica

Um casal MN X N terá filhos:

a) Apenas MN.

b) Apenas N.

c) Apenas M.

d) Tanto MN quanto N.



Em glóbulos vermelhos, quando colocados em uma solução hipotônica, ocorre a entrada de água por osmose, o que pode acarretar o seu rompimento. Quando uma célula vegetal é colocada em solução semelhante, fica túrgida, e não se rompe como os glóbulos vermelhos. Assinale a alternativa que indica a estrutura responsável pelo não rompimento da célula vegetal.

a) Membrana plasmática.

b) Vacúolo.

c) Parede celular.

d) Retículo endoplasmático.

e) Mitocôndria.




A célula eucarionte possui várias organelas que desempenham funções específicas na célula, como complexo golgiense, retículo endoplasmático liso, retículo endoplasmático rugoso, lisossomo e peroxissomo. Assinale a alternativa que corresponde às funções dessas organelas, respectivamente.

a) Síntese de esteróides e lipídios, síntese de proteínas, acúmulo e eliminação de secreções, degradação de água oxigenada e digestão intracelular.

b) Acúmulo e eliminação de secreções, síntese de esteróides e lipídios, síntese de proteínas, digestão intracelular e degradação de água oxigenada.

c) Acúmulo e eliminação de secreções, síntese de proteínas, síntese de esteróides e lipídios, digestão intracelular e degradação de água oxigenada.

d) Acúmulo e eliminação de secreções, síntese de proteínas, síntese de esteróides e lipídios, degradação de água oxigenada e digestão intracelular.

e) Síntese de esteróides e lipídios, síntese de proteínas, acúmulo e eliminação de secreções, digestão intracelular e degradação de água oxigenada.





A presença de folhas brancas ou variegadas pode dever-se a uma série de fatores. As folhas brancas herdadas são oriundas de mutações em genes do núcleo da célula, das mitocôndrias ou dos plastos. Tais mutações resultam, direta ou indiretamente, na incapacidade de acumular pigmentos fotossintéticos. Assim, as regiões brancas não são capazes de realizar fotossíntese. Ciência Hoje, v.40, agosto de 2007. (Adapt.). Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmativas. I. Os cloroplastos, organelas que apresentam DNA, podem sofrer mutação genética que acarreta a incapacidade de acumular clorofila – pigmento encontrado nos tilacóides – inviabilizando o processo fotossintético. II. Os plastos são formados a partir de protoplastos, em que cada célula especializada origina um tipo de plasto diferente, o qual é incapaz de se transformar em outro tipo de plasto. Ocorrendo a mutação, cloroplastos não são formados, o que torna as folhas brancas. III. O cloroplasto é envolto por duas membranas lipoprotéicas e possui internamente um elaborado sistema de bolsas membranosas interligadas. Em folhas verdes, no interior dessas bolsas existe DNA, RNA e ribossomos; já nas folhas brancas não ocorrem ribossomos, o que ocasiona a não produção de clorofila. IV. Nas regiões brancas das folhas não ocorre a etapa fotoquímica, que compreende a fotofosforilação e a fotólise da água. Nas folhas verdes, a clorofila, ao receber energia da luz, emite elétrons energizados, os quais são captados e transportados por uma cadeia de substâncias presentes na membrana do tilacóide, liberando gradativamente sua energia. Estão corretas apenas as afirmativas:

a) II e III.

b) I e III.

c) II e IV.

d) I e IV.

e) I e II.





Atenção na cozinha: não é aconselhável temperar, com sal e vinagre, uma salada de verduras, ou um pedaço de carne, muito tempo antes de consumir. Provavelmente as folhas da verdura ficarão murchas, e a carne vai começar a liberar muito líquido. Baseado no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que em ambos os casos ocorrerá:

a) a) a difusão do solvente do meio hipertônico para o hipotônico, por isso a carne e as verduras perderão água.

b) b) a lise celular e por isso as células liberarão água, pois foram submetidas a um meio hipotônico.

c) c) a deplasmólise, processo em que há perda de água para o ambiente e conseqüentemente a diminuição do volume celular.

d) d) um processo de osmose, em que as células perderão água por serem submetidas a um meio hipertônico.

e) e) um processo de transporte ativo, em que as células secretarão água para ocorrer a entrada de sal nas próprias células.


Durante muito tempo acreditou-se que os carboidratos tinham funções apenas energéticas para os organismos. O avanço do estudo desses compostos, porém, permitiu descobrir outros eventos biológicos relacionados aos carboidratos. Ciência hoje. V.39., 206. (adapt.). Baseado no texto e em seus conhecimentos, é incorreto afirmar que:

a) os carboidratos são fundamentais no processo de transcrição e replicação, pois participam da estrutura dos ácidos nucléicos.

b) os carboidratos são importantes no reconhecimento celular, pois estão presentes externamente na membrana plasmática, onde eles formam o glicocálix.

c) os triglicérides ou triacilglicerídeos, carboidratos importantes como reserva energética, são formados por carbono, hidrogênio e oxigênio.

d) tanto quitina, que forma a carapaça dos artrópodes, quanto a celulose, que participa da formação da parede celular, são tipos de carboidratos.

e) o amido, encontrado nas plantas, e o glicogênio, encontrado nos fungos e animais, são exemplos de carboidratos e têm como função a reserva de energia.


A meiose é um processo de divisão celular em que são formadas quatro células com o número de cromossomos reduzido à metade (n cromossomos). Esse processo é dividido em duas etapas (Meiose I e Meiose II), e cada etapa é subdividida em várias fases. Nessas fases, ocorrem vários eventos: I. clivagem (quebra) das cromátides homólogas e troca de trechos entre elas. II. deslocamento das cromátides irmãs para pólos opostos da célula. III. ocorrência da citocinese e formação das duas células, as quais possuirão n cromossomos cada uma. IV. deslocamento dos cromossomos homólogos para pólos opostos da célula. V. emparelhamento dos cromossomos homólogos na placa metafásica (equatorial) da célula. Os eventos I, II, III, IV e V correspondem, respectivamente às seguintes fases:

a) Interfase, Anáfase I, Telófase II, Anáfase II e Metáfase I.

b) Prófase I, Anáfase II, Telófase I, Anáfase I e Metáfase I.

c) Telófase I, Anáfase II, Citocinese I, Telófase II e Prófase I.

d) Anáfase I, Telófase II, Intercinese, Prófase I e Intercinese.

e) Intercinese, Telófase II, Anáfase I, Metáfase I e Anáfase II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, sugira ou critique este artigo! Se houver dúvidas deixe aqui logo responderei...

Biologia!

Loading...